Instituições promovem encontro para planejar o Seminário Internacional Oeiras + 300

Representantes de diversas instituições participaram nesta quinta-feira, 06, na Câmara Municipal, de um encontro para planejamento das atividades do Seminário Internacional Oeiras + 300, evento que integra o calendário comemorativo do tricentenário de emancipação política do município. Segundo Francisco Guedes, presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), entidade promotora do seminário, a iniciativa objetiva resgatar as contribuições dos povos que influenciaram a cultura oeirense.

“Nossa proposta é a troca de experiências, é promover um seminário internacional sobre os 300 anos de Oeiras. A primeira vila, a primeira cidade, a primeira capital. É ver o que foi construído neste tempo – qual a contribuição dos portugueses para o desenvolvimento da Oeiras de hoje, qual a contribuição dos escravos, qual a contribuição dos nativos, dos índios e o que nós podemos resgatar dessa história para melhorar cada vez?”, coloca Francisco Guedes. O seminário é realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura Municipal de Oeiras e Instituto Histórico de Oeiras (IHO).

Representantes das instituições parceiras, professores e estudantes de instituições de ensino superior e membros da Igreja Católica também participaram do planejamento das ações. “É um evento que comemora o aniversário da cidade de maneira inteligente e faz a gente pensar o passado e o futuro”, analisa o bispo de Oeiras, Dom Edilson Nobre.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, ressalta a importância acadêmica e documental do evento. “O seminário pode revelar projetos e trabalhos na área da literatura e história de nossa cidade. Temos uma rica produção acadêmica”, diz Stefano.

Ele lembra que está em curso um projeto da Administração Municipal de batizar uma via da cidade com o nome de Oeiras-Portugal. “Retribuindo uma gentileza dos portugueses que, lá, deram a uma rua o nome de Oeiras-Piauí”, pontua. “Precisamos abrir este diálogo”, completa Stefano Ferreira.

O Seminário Internacional Oeiras + 300 está marcado para acontecer junto com o Festival de Cultura e a Feira Literária de Oeiras (Flor), no período de 16 a 18 de novembro, contando com a participação de adidos culturais e intelectuais de universidades do Brasil, de Portugal, do Congo e da Argélia.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *